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INEAGRO

PROGRAMA 46- Empreendedorismo e Inovação durante a faculdade é possível sim!

Extensão 27 de novembro de 2024. Visualizações: 57. Última modificação: 27/11/2024 13:54:03

Boa tarde futuros empreendedores!

Como o tema “EMPREENDER AINDA NA UNIVERSIDADE”, repercutiu bastante, resolvemos continuar nessa temática.

Confiram os detalhes do nosso programa do dia 11 de Outubro de 2017:

1 – Notícias:

Jonas As inscrições no edital de pré-incubação da INEAGRO CABUGI foram prorrogadas ! As inscrições ficarão abertas até o dia 21 de novembro . E a divulgação da avaliação inicial será até dia 24 de novembro.

A INEAGRO está aguardando a sua proposta. Venha transformar sua ideia em negócio com a INEAGRO CABUGI. Acesse: https://ineagrocabugi.wixsite.com/ineagrocabugi para baixar o edital e o formulário de inscrição. Ou Envie um email com sua dúvida para ineagrocabugi@ufersa.edu.br Ou ainda ligue para 3317-8520

Marcelino

Se você sabe de alguma ação interessante desenvolvida pela UFERSA ou relacionada à empreendedorismo encaminha para a gente que noticiamos aqui no programa. Envie para o email: voceempreendedorufersa@gmail.com

2 – Dicas para o Edital da Ineagro

Profª.: Marianna

Os empreendedores interessados no processo de seleção deverão elaborar suas propostas utilizando o “Formulário Padrão para Apresentação de Propostas” disponibilizado no site da INEAGRO (https://ineagrocabugi.wixsite.com/ineagrocabugi).

Na avaliação inicial as propostas serão avaliadas segundo os cinco eixos estabelecidos: Eixo empreendedor, Tecnologia, Capital, Mercado e Gestão.

Hoje falaremos sobre o eixo tecnologia. Neste eixo os critérios avaliados são:

– Problema foi identificado no mercado e quais produtos (bens ou serviços) / soluções estão sendo oferecidas aos clientes: O que conta não é ser o primeiro a pensar e ter uma ideia revolucionária, mas sim, o primeiro a identificar uma necessidade de mercado e saber como atendê-la antes que os outros o façam. Necessidade é algo que os clientes precisam, sentem falta, não encontram por perto. Faz parte de demandas não atendidas.

– Os diferenciais dos produtos / soluções oferecidas aos clientes em relação às existentes atualmente no mercado, considerando o grau de inovação. Comparar seu negócio com os competidores, quais são seus diferenciais? E os deles? Como você pretende superá-los? Todas as empresas possuem concorrentes, mas nem sempre eles são diretos.

– Formação acadêmica e/ou experiência profissional em áreas relacionadas aos produtos / soluções a serem desenvolvidas com o apoio da incubadora. Posso ter a ideia super interessante de um aplicativo. Mas se na minha equipe ninguém sabe programar ou tem conhecimentos sobre tecnologia ficará difícil colocar a ideia em prática.

– Potencial de transformação da ideia em negócio: Analise com seus sócios: Quais são os clientes que comprarão o produto ou o serviço de sua empresa?; Qual o tamanho atual do mercado em reais e em número de clientes?; O mercado está em crescimento, estável ou estagnando?; Quem atende a esses clientes atualmente, ou seja, quem são os concorrentes? Não conseguiram responder a essas perguntas básicas com dados concretos? Se você não sabe responder essas perguntas, Você tem apenas uma ideia e não uma oportunidade

– Interação com as atividades de pesquisa desenvolvidas na UFERSA: Conheça os projetos desenvolvidos na UFERSA e troque ideias com professores e pesquisadores. Quem sabe sua ideia se aprimora?

3 – Entrevista/Debate

Marcelino

Entrevistada: Rafaela de Medeiros Maia Campos proprietário da Impulsiona, 22 anos, estudante de Engenharia de Produção da UFRN, cursando o 8ª semestre.

1- Comenta um pouquinho pra gente sobre o que é sua empresa Rafaela.

2 – Como surgiu a ideia desse negócio?

3 – Como isso se tornou um produto?

4 – Então, resumindo qual é o seu produto?

5 – Quando a empresa foi fundada?

6 – E por que não esperou se formar e decidiu empreender ainda na universidade?

7 – Qual é sua principal estratégia para conquistar clientes?

8 – Há uma diferença na sua abordagem para captar clientes pessoa jurídica como empresas e pessoa física?

9 – O seu produto, o “Impulso”, se parece com uma agenda, mas qual o diferencial do seu produto?

10 – Vocês buscam conhecer a concorrência?

11 – Então como você busca conhecer a concorrência?

12 – Você usa as redes sociais para promover o seu negócio?

13 – E esses anúncios lhe ajudam a fidelizar clientes?

14 – Qual o maior desafio encontrado até agora como empreendedor?

15 – Algum outro desafio que você enfrentou recentemente?

16 – Qual sua dica para quem está começando ainda na faculdade?

17 – Muito obrigado Rafaela por compartilhar suas experiências conosco, deixa aí sua mensagem final para nossos ouvintes.

4 – Frase/Texto Motivacional

Jonas

“Autoconfiança é muito importante para alcançar o sucesso. E para se tornar confiante, é importante estar preparado” – Arthur Ashe

Obrigado pela audiência e fique ligado no próximo programa!

Obs.: Publicação feita em outubro de 2017.